Tibia é um jogo de RPG via Internet (MMORPG), ambientalizado em uma "atmosfera medieval". A primeira versão de Tibia foi lançada em janeiro de 1997, o que faz do jogo um dos mais antigos do gênero em atividade.
Tibia é um jogo com base nos pixels que parecem guerra entre pessoas e criaturas que pode ser jogado gratuitamente por tempo indeterminado, porém há a opção de se obter contas pagas (chamadas de Premium Time, também chamada de P.A, PT, Pacc), e facilitando, assim, o jogador a passar de nível e ter maior satisfação no jogo em relação aqueles que não tem seu Premium Time.
Os gráficos do jogo são em duas dimensões, apresentando pouquíssimos detalhes. É possível, inclusive, notar com facilidade os 'pixels' da tela, tornando fácil indentificar que o jogo apresenta pouqíssimos detalhes, A tela principal do jogo apresenta uma vista isométrica (superior), mostrando toda a área próxima ao jogador.
Diferentemente dos RPGs de console, Tibia não possui um objetivo predeterminado a ser alcançado: os jogadores determinam a forma como desejam seguir as suas aventuras assim como outros jogos de mmoRPG(massive multiplayer online Rolling Playing Games) , e o mundo continua existindo e mudando mesmo que os jogadores não estejam lá. Quando um jogador entra no mundo, ele é representado por um personagem, um avatar (character). Tudo o que acontece com um jogador é registrado no servidor em tempo real, assim, quando ele voltar, o seu personagem estará com os mesmos atributos e características de quando saiu.
Os jogadores podem criar vários personagens em uma mesma conta, mas caso perca a sua conta ou seja roubado, perderá todos os personagens daquela conta, aconselhando a criar não mais que três personagens por conta. Cada um desses personagens pertence a apenas um mundo do jogo, porém é possível ter mais de um personagem no mesmo mundo. O jogo possui atualmente 77 mundos, cujos servidores estão na Alemanha e nos Estados Unidos; os mapas e os locais de cada um desses mundos são os mesmos, o que muda de um para outro são algumas regras de combate jogador contra jogador e a comunidade de jogadores.
Cada personagem pode explorar e interagir com o universo do jogo e enfrentar diversos inimigos controlados pelo computador, contando que os jogadores gratuitos estão limitados a esses atributos. Podendo também se relacionar, conversar, lutar com os personagens de outros jogadores e completar missões.
Cada personagem inicia a sua jornada em uma ilha introdutória chamada Rookgaard. Nela, eles podem aprender os fundamentos do jogo, como: lutar contra monstros, manipular o personagem e objetos, adquirir e comprar itens, etc. Atualmente, em Rookgaard, quando se cria um novo personagem, é obrigatória a passagem por uma espécie de tutorial sobre o jogo, onde se aprende o básico sobre ele, porém se o tutorial já tiver sido efetuado por um outro personagem de sua conta, você terá a opção de pular o tutorial.
Os personagens vão ficando mais fortes à medida que lutam. Cada vez que derrotam um monstro eles ganham pontos de experiência (dependendo da força do oponente derrotado). Quando um personagem atingir certo número de pontos de experiência, este avança de nível (level, em Inglês); o nível é um dos fatores que determina a força do personagem, ao avançar de nível os pontos de vida do personagem, seus pontos de mana (energia usada para criar magias) e capacidade de carregar itens aumentam. Os personagens podem sair da ilha de Rookgaard no nível oito, e então explorarem o restante do mundo. Ao saírem da ilha, os personagens serão enviados para uma outra ilha chamada Island of Destiny, nela, os personagens podem aprender um pouco mais sobre cada vocação e escolher a vocação que mais gostar (a qual não pode ser mais mudada, mas pode evoluir), além disso, lá os personagens ganham novos equipamentos para a vocação escolhida. Os personagens podem ficar na ilha até o nível 9, ao sair da ilha eles devem escolher uma cidade natal (que pode ser mudada mais adiante). Não é possível para um personagem viajar de volta à Rookgaard uma vez que ele saiu dela, somente se o personagem morrero suficiente para regredir ao nível cinco, voltando assim para Rookgaard sem nenhum item no corpo.
Depois de sobreviverem ao ritual introdutório, os jogadores são incentivados a se especializarem em uma carreira. Não existe um tempo limite para a escolha mas ela é indispensável para ingressar na parte principal do jogo.
Quando um personagem atinge o nível 20, ele pode obter uma promoção para a sua vocação, tornando-a assim uma vocação superior. Para consegui-la, é também necessário possuir uma Premium Time e pagar uma taxa (em dinheiro do jogo) de 20.000 GP (Golden Pieces, ou peças de ouro). As promoções, conferidas de acordo com a vocação que o personagem possui, são: Elite Knight (Cavaleiro de Elite, atualização do Cavaleiro), Master Sorcerer (Feiticeiro Mestre, atualização de Feiticeiro), Elder Druid (Druida Ancião, atualização de Druida), e Royal Paladin (Paladino da Realeza, atualização do Paladino).
Em adição às características das vocações básicas, a promoção confere as seguintes vantagens:
Para conseguir uma promoção no jogo, você deve ter nível 20 ou mais e ter Conta Premiada. Depois é necessário falar com a rainha da cidade de Carlin, o rei de Thais, o Imperador de Kazordoon ou no "Acessor" do faraó em Ankrahmun.
Para pedir promotion para a Rainha, Rei e Imperador deve-se falar, respectivamente: hail queen, hail king, hail emperor, para então pedir suapromotion, não esqueça de confirmar se você realmente quer promotion dizendo yes.
Se você é um Druid você passa a ser um Elder Druid. Se você é um Knight você passa a ser um Elite Knight. Se você é um Sorcerer você passa a ser Master Sorcerer. Se Você é um Paladin você passa a ser um Royal Paladin.
Além do nível, os personagens possuem os skills (habilidades) que determinam o quão bem fazem determinada coisa: quanto mais pontos em um dado skill, melhor.
Há os skills de luta corpo-a-corpo, que são o de luta com espadas, com clavas, com machados, com escudos e o skill fist, que é um tipo de luta sem armas. Há os skills de luta a distância, que são Distance fighting e Magic Level. Além desses, há o Skill de Fishing, que é a habilidade de pesca do personagem.
Nas skills de luta corpo-a-corpo, o knight avança mais rapidamente, enquanto que os magos são os mais lentos e o paladino se encontram em um ponto intermediário. Na skill de uso de escudo, o knight e o paladino são os mais rápidos, e os magos avançam bem lentamente (porém o druid avança um pouco mais rápido que o sorcerer). Na de luta a distância, o paladin avança rapidamente o skill Distance Fighting. O skill de magic aumenta igualmente rápido para os Sorcerers e Druids, um pouco mais lentamente para os Paladins e muito lentamente para os Knights, ao contrario do que alguns acham, o magic level não aumenta igualmente entres as vocações só por que Knights tem menos mana que Mages (Mages seriam Sorcerer e Druid) se fosse por isso, knights poderiam gastar um pouco de seu dinheiro com Mana Potions e poderiam com isso ter ml 20 ou superior, já que sorcerers o atingem com muita facilidade, é fato que isso não é possível, pois o knight com o maior magic level conhecido tem ML 12. O skill de pesca é utilizado para facilitar a pesca, como o próprio nome nos induz a pensar. Eles aumentam a medida com que as suas respectivas habilidades forem usadas, porém a velocidade com que sobem depende da vocação.
Há no total 93 magias no jogo. Se um personagem pode ou não adquirir uma determinada magia depende: de sua vocação; de seu nível; e se possuem ou não a Premium Time. É necessário pagar uma taxa em dinheiro do jogo para se aprender alguma magia.
As magias são classificadas em cinco categorias: de ataque, de cura, de summon (invoca monstros para ajudar na luta), de suprimento (cria itens), e de suporte. Cada uma dessas categorias é subdividida em dois tipos: magias instantâneas (o seu efeito se dá diretamente após serem usadas), e magias de runa (quando usadas, o seu efeito é armazenado em uma runa mágica, a qual pode ser usada mais tarde).
Cada magia quando usada consome certo número de pontos de mana, e uma magia não pode ser usada se não houver mana o bastante. A mana pode ser recuperada se o personagem se alimentar (a mana se regenera gradativamente), se ingerir uma poção que recupere a mana (ela será recuperada instantaneamente), ou usando uma bota específica e/ou anéis mágicos (é recuperada gradativamente, mas com velocidade superior a dos alimentos).
As magias que criam runas e outros itens requerem, além do mana, soul points (pontos de alma). Se não houver mana e soul points o bastante, a runa ou item não pode ser criado. Os soul points se regeneram gradativamente quando se derrota monstros que dêem pontos de experiências maiores ou iguais do que o nível do personagem, ou quando se está dormindo, lembrando que para poder dormir você deve ter uma Premium Time e ter uma casa.
Um fator importante que determina a eficiência de uma magia é o magic level (nível mágico, ou nível de magia) de um personagem: quanto maior for o magic level, maior será o dano ou cura infligido pela magia. O fator que determina o nível mágico de um personagem é o quanto pontos de mana ele já gastou no total, cada nível possui uma certa quantidade de pontos necessários para ser atingido. As vocações avançam em magic level em velocidades distintas: os magos são os mais rápidos, seguidos pelos paladins, e os mais lentos são os knights.
Uma runa é uma magia guardada numa pedra podendo usar a hora que quiser, existem 5 tipos de runas e são: Ataque São runas que atacam uma criatura/objeto/personagem específico e outras em áreas. Campo: São runas que criam um tipo de energia que quem pisar em cima sofre dano, podendo ser de elementos como Fire, Poison, Energy, etc. É usado para dificultar o movimento dos monstros/personagens já que para andar em cima dela é necessário pelas setas do teclado, e fazendo não funcionar o Follow e o Mini-map. Cura: O nome já diz São runas que curam um determinado personagem, atualmente essas runas não é mais usadas, sendo substituídas pelas "Potions". Summon: São runas que permite controlar criaturas. Suporte: São runas que tem diversas utilidades cada uma por exemplo Paralyse, serve para paralisar monstros ou personagens, Wild growth permite criar uma arvore para impedir a passagem do personagem. Para criar runas é necessário de blank rune que é uma pedra vazia comprada nas lojas, precisam também da magia da determinada runa que é comprada nas lojas de magias, e de mana que é a energia usada em magias, runas, ataques com wands/rods. Para usa-las precisam também de alguns requisitos, tal como level ou Magic level.
O Cooldown é um novo sistema que foi implementado no Update de Natal 2010. Ele consiste em um tempo determinado para uma runa, magia e um grupo de magias serem usados novamente após ela ou uma delas (no caso do grupo) serem lançadas. Existem dois tipos de cooldowns, o cooldown do grupo de magias e o cooldown da magia em si. Quanto mais poderosa uma magia, maior o tempo necessário para usá-la novamente, exceto no caso das magias de Runas, pois estas tem um cooldown de grupo fixo de 2 segundos.
O seu outfit é a aparência do seu personagem que é mostrada para todos os outros jogadores, enquanto você estiver no jogo, podendo ser customizado durante-o. Existe um número específico de outfits que cada jogador pode escolher usar. Os p.a podem usar dezenas de outfits e os free apenas 4. Cada outfit pode ser personalizado do seu jeito selecionando-se as cores das diferentes partes do outfit como o cabelo, roupa, botas entre outros. Também se diferenciam pelo masculino do feminino, assim os personagens que forem femininos terem acesso a apenas outift femininos e vice-versa. Todo jogador Premium Account poderá obter addons para os seus outfits. Alguns addons podem ser comprados, mas a maioria é obtido fazendo parte de alguma Quest. Cada outfit tem disponível 2 addons para equipá-lo. No entanto existe uma 3ª opção de seleção de addon no menu Set Outfit, mas ainda não existem terceiros addons para nenhum outfit. Os addons não afetam os skills do seu personagem. Eles são usados apenas para decoração. O primeiro benefício dos addons é a habilidade de mostrá-lo para os outros jogadores e amigos. [1]
Quando um personagem atinge zero pontos de vida, ele morre. Contudo, em Tibia, a morte não é o fim do jogo: o personagem é ressuscitado e transportado para o templo de sua cidade natal, que pode ser escolhida e trocada quando necessário. Entretanto, ainda que um personagem possa morrer um número ilimitado de vezes, há diversas perdas ao ser derrotado (death penalty).
Após o update da versão 8.41, o jogo passou a contar com um sistema diferenciado de perdas, com porcentagens diferentes para cada nível, sendo que a partir no nível 24 as penalidades diminuem lentamente (até lá, se perde 10% do total). Todavia, a promoção e as bênçãos (blesses) reduzem a perda de experiência e de skills a aprox. 1% do total de experiência.
Se um personagem que já saiu da ilha introdutória de rookguard morre até voltar ao nível cinco ele perde todos os seus pontos de experiência, todos os seus skills, todos os itens consigo, todas as suas magias, a própria vocação, e é transportado de volta para a ilha introdutória de Rookgaard (em vez do templo de sua cidade natal).
Cada bênção reduz a porcentagem de perda de skills e de experiência. Existem cinco bênçãos espalhadas pelo mundo de Tibia, sendo assim, um personagem promovido com todas elas perde muito menos skills e experiência que um jogador sem nada. O seu custo é de 2k por bless até o level 30, a partir disso, ela aumenta seu custo em 200gp por bless a cada level até o 120, quando cada bless fica custando 20k e então não aumenta mais. Jogadores Free Account podem adquirir 4 bless, a quinta bless só pode ser adquirida em área premium account, porém em um update recente, jogadores free podem adquirir a 5ª bless através de um item. Com todas as blesses você (não sendoRed Skull ou Black Skull) não perde nenhum item, porém, quando morre todas as blesses perdem seu efeito, mas podem ser refeitas. Um jogador que já completou a Inquisiton quest, mesmo sendo Free account pode comprar 5 bless, todas de uma vez, porém mais caras.
As quests (às vezes traduzidas como "missões" ou "buscas") são determinadas tarefas que os personagens podem realizar, as quais os recompensam com itens, dinheiro do jogo, ou vantagens (como por exemplo, passar a poder comprar certos itens ou ir a certos lugares).
As quests variam em complexidade e dificuldade, havendo algumas delas que podem ser completadas em questão de minutos e outras que podem levar horas ou mesmo dias. A execução de uma quest pode envolver derrotar certos monstros, viajar até certos lugares, resolver enigmas, conseguir certos itens, conseguir as 4 vocações para fazer, ou uma combinação desses elementos.
Parte das quests pode ser completada por qualquer personagem, enquanto que outras possuem certos requerimentos, como estar acima de certo nível ou possuir Premium Account.
World Quests são um tipo especial de quest que se caracteriza em três aspectos principais: Elas começam em todos os servidores ao mesmo tempo; Todos os jogadores devem se unir e trabalhar juntos para resolvê-las; E seus resultados têm um impacto em todos os jogadores do servidor. As World Quests ocorrem 1 vez por ano, e as recompensas geralmente afetam o servidor inteiro e podem dar recompensas especiais aos jogadores que participaram da World Quest. As recompensas que afetam o servidor inteiro podem variar desde o preço das poções até mesmo a taxa de respawn. Algumas World Quests são bastante difíceis, onde o trabalho em equipe é essencial. Em algumas World Quests será necessário derrotar uma certa criatura, em outras você terá que mantê-la "funcionando", encontrar uma solução para o problema ou até mesmo realizar certas tarefas.
Implementadas no Update de Natal 2010 as primeiras montarias do Tibia, e também é uma das coisas mais esperadas do jogo, e a mais cobiçada das montarias é o Horse que em português significa Cavalo que será implementado no Update de Verão 2011 junto com várias outras como White deer, Sandstone Scorpion e outras 8 montarias. Além de dar uma aparência melhor a seu personagem ela aumenta +10 de velocidade, atualmente todas as montarias aumentam +10 de velocidade, ou seja não existe uma montaria melhor.
Tibia apresenta três opções de jogo no que diz respeito ao combate jogador contra jogador (mais conhecido por PvP, que é a abreviação deplayer versus player). Cada mundo de jogo apresenta um dos três modos.
Atacar ou matar outros jogadores é permitido, porém há certas restrições. Há um sistema de reputação no qual quando um jogador ataca um personagem, quem atacou pode ser marcado com uma caveira de certa cor.
Quanto um personagem ataca outro que não o está atacando e que não está marcado com uma caveira, o agressor é marcado com umacaveira branca; tal marcação permanece até um minuto após a batalha se ninguém morreu, ou quinze minutos se o personagem marcado matou o outro. Porém em qualquer circunstância que alguém ataca um personagem marcado, o agressor não recebe a marca da caveira branca. No caso do personagem atacado, ele (e apenas ele) verá o agressor marcado com uma caveira amarela, o que significa que ele pode revidar ao ataque sem ser marcado. Além disso, o personagem que estiver com uma caveira branca e matar alguém, ele irá ficar com uma caveira caveira laranja durante uma semana, nesse período só o personagem que morreu poderá ver, e assim, ele poderá tentar matar o personagem que o matou sem ficar com uma caveira branca.
Também há um limite de quantos personagens não marcados cada um pode matar em um período de 24 horas (3 mortes), de 7 dias (5 mortes), e de 30 dias (10 mortes). Quem passar de algum desses limites, é marcado com uma caveira vermelha por 30 dias. Caso outro limite seja atingido, a duração da marca é resetada de volta a 30 dias. No Update 8.5 foi introduzido a caveira preta que é adicionada quando um personagem está com uma caveira vermelha e mata o dobro de pessoas necessárias para obter uma caveira vermelha, ou seja, 6 mortes não justificadas em um período de 24 horas, 10 mortes em 7 dias, e 20 mortes em 30 dias. Quando um personagem marcado com uma caveira vermelha morre, ele perde todos os itens consigo (mesmo que ele tenha as bênçãos que previnem perdas). O personagem com uma caveira preta, quando morre, acaba que perdendo todos os seus item como o da caveira vermelha, a diferença é que quando o personagem renasce fica com 40 de vida e 0 de mana, além de não poder usar magias de áreas e não poder atacar um personagem que não esteja marcado com uma caveira. Uma caveira preta fica marcado durante 45 dias.
Os personagens também podem se juntar em equipes (parties). Cada membro da equipe vê os outros marcados com uma caveira verde, o que significa que eles podem se atacar sem restrições. A intenção dessa marca é que membros de uma equipe possam treinar uns com os outros, ou caçarem em grupo sem o medo de serem marcados caso sem querer atinjam uns aos outros. Entretanto, alguns jogadores podem enganar a outros para que se juntem em equipes, e assim possam matar alguma vítima sem receber penalização.
É interessante salientar que, em Normal PvP, em nenhuma circunstância um personagem ganha pontos de experiência por matar outros personagens.
Não há qualquer restrição quanto a matar outros jogadores. Na realidade, isso é incentivado.
Nos outros modos de jogo, um personagem tem de esperar dois segundos depois de usar magia para poder usar de novo; mas nesse modo de jogo o tempo é reduzido para um segundo. Nenhuma das cinco bênçãos está disponível no modo em questão, e nem o amuleto que previne a perda de itens.
Ao contrário de em Normal PvP, em Hardcore PvP os personagens podem receber pontos de experiência por matarem outros personagens. Porém, apenas o recebem se a vítima não for muito mais fraca que o agressor.
O combate de jogador contra jogador está completamente desabilitado nesse modo, e é expressamente proibido matar outros personagens por qualquer meio (por exemplo, bloqueando o caminho de alguém para que um monstro o mate).
Não era possível inferir qualquer dano a outros personagens, e as magias dos jogadores que criam campos mágicos (como fogo, eletricidade, ou veneno) duram por bem menos tempo do que nos outros modos e são inofensivas a outros personagens, mas após o Update, o PVP é Opcional, então caso os jogadores quiserem batalhar, os 2 poderão fazê-lo com a autorização de ambos.
O único meio de uma luta pvp nesse tipo de servidor, é fazendo uma guerra entre guilds, onde o líder de uma guild desafia uma outra para se atacarem. Quando uma guild está em guerra com uma outra, todos os jogadores da guilds são envolvidos. Os jogadores receberam 3 tipos de marcas nesse método:
Os jogadores dispõem de diversas formas para construírem a sua comunidade, e interagirem entre si.
Dentro do jogo, há diversos canais de bate-papo separados por tipo de assunto:
No site oficial do jogo há um fórum de discussão, o qual há seções para se conversar sobre tópicos de um dado mundo do jogo, para anúncios de compra e venda de itens, para obter suporte, e para conversar sobre qualquer assunto.
Também chamadas de clãs ou de guildas, são uma associação de jogadores que podem, por exemplo, serem formadas por pessoas com algum interesse em comum, por um grupo de amigos, etc.
Uma guild possui um líder e no mínimo quatro vice-líderes, e apenas podem entrar nela quem foi convidado pelo líder ou um dos vices. Para possuir uma dessas duas posições, ou fundar uma guild, é necessário ter Premium Account; porém qualquer jogador pode ser convidado para se juntar a uma.
Os membros de uma guild dispõem de um canal de bate-papo e de um fórum exclusivo para ela. O líder também pode alugar um local para ser a sede da guild, onde os seus membros podem se reunir, dormir e guardar suas coisas.
Estar em uma determinada guild também pode significar ter status e proteção dos seus membros; e, não raramente, as decisões importantes envolvendo a política e a comunidade de um mundo do jogo são tomadas e/ou executadas pelas guilds mais fortes.
Os jogadores com Premium Account podem alugar casas. Elas podem ser decoradas pelos jogadores, servem para dormir, para guardar itens, e como proteção. Apenas pode entrar em uma dada casa quem o dono autorizou.
O dono da casa pode excluir a autorização de um certo jogador entrar.
No Tibia existem diversas cidades, entre elas, algumas de importância relativamente grande em Tibia. Essas cidades se localizam em diversos locais do continente do jogo (conhecido dentro do jogo como Main) ou em alguma ilha próxima.
Para viajar de uma para outra se pode ir a pé, ou usar algum meio de transporte (barco ou tapete mágico). Contudo há cidades onde apenas pode se chegar usando algum meio de transporte e apenas jogadores com Premium Account podem usá-los (a exceção da balsa que leva às Ice Islands, que todos podem usar), o que significa que tais locais são de acesso apenas para esses jogadores.
Existem pequenos povoados situados nas proximidades das grandes cidades. São esses:
Para organizar e ajudar a comunidade do jogo, a CipSoft criou algumas posições, as quais conferem às pessoas alguma função especial. As posições existentes no jogo são: